instituições certificadas logo

A Associação de Apoio à Criança em Risco, fundada em 1993, foi criada para oferecer uma forma alternativa de vida a crianças e jovens vulneráveis que viviam nas ruas de São Paulo. Os primeiros esforços foram concentrados no centro da cidade. Os educadores da ACER proporcionaram atividades que melhoraram a autoestima das crianças de rua e ofereceram apoio às suas famílias, buscando fornecer soluções de longo prazo para suas vidas longe das ruas.

Em março de 2003, a ACER mudou de rumo. Um Centro Comunitário foi estabelecido em Eldorado, Diadema, um dos bairros mais violentos de São Paulo na época, de onde muitos dos jovens e crianças das ruas vinham.

A ACER reformulou sua declaração de missão para refletir esse novo trabalho: “Resgatar a dignidade das crianças e jovens e promover a transformação social.” Sua visão é: “Servir nossa comunidade, co-criando estratégias de transformação social que atendam às suas necessidades e compartilhá-las ativamente com organizações e governos, nacional e internacionalmente.”

Áreas

        • Educação e Cultura: Inclui a biblioteca da ACER, a academia de capoeira, aulas de arte, violão e teoria musical, dança e aulas de costura, entre outras atividades;

        • Assistência Social, conforme preconizado no SUAS: Sistema Único de Assistência Social. As famílias atendidas são consideradas necessitar de Proteção Especial de Média Complexidade, em que os laços familiares são frágeis. Nossos casos envolvem vítimas de violência doméstica, abuso sexual e exploração, trabalho infantil, risco ou envolvimento criminal, e uso de álcool e drogas. Trabalhamos com a família ampliada ou reintegração na convivência familiar.

        • Adolescentes: Em parceria com escolas primárias locais, uma equipe de adolescentes oferece regularmente sessões de contação de histórias e teatro de bonecos para jovens estudantes. O programa de monitoramento juvenil envolve adolescentes como co-apresentadores de todo o nosso trabalho em diferentes áreas e os prepara para o mercado de trabalho e a vida adulta.

        • Desenvolvimento Comunitário: Incentivar e aconselhar indivíduos e grupos com o objetivo de mudar a realidade social e econômica da comunidade, administrando um fundo de microfinanças para a comunidade em parceria com um parceiro especializado.

        • Esportes com Impacto Social: Recupera o uso de quadras e campos esportivos comunitários para a comunidade, oferecendo sessões de rugby, futebol, basquete, handebol e vôlei complementadas por métodos desenvolvidos por nossa equipe treinada em técnicas da Coaches Across Continents.