AMEO (Associação da Medula Óssea do Estado de São Paulo) – Instituto Devolver

AMEO (Associação da Medula Óssea do Estado de São Paulo)

AMEO – Associação da Medula Óssea do Estado de São Paulo
A AMEO – Associação da Medula Óssea do Estado de São Paulo é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), fundada em 2002. Com a missão de trabalhar para que o Programa de Transplante de Medula Óssea no Brasil seja acessível e tenha o melhor resultado. A primeira atividade da AMEO foi contribuir com a formação do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) que cresceu muito. Quando a AMEO começou a fazer cadastro o registro nacional tinha cerca de 12 mil doadores voluntários, hoje já é o 3º maior registro do mundo com 5 milhões de doadores. A AMEO foi pioneira nessa área, tendo a qualidade e os resultados do seu trabalho reconhecidos e premiados. Desde 2010 a AMEO mantém uma Casa de Apoio, projeto que atende pacientes jovens, adultos e idosos de ambos os sexos. Mantida majoritariamente através de doações, a Casinha dispõe de 10 vagas de hospedagem, sendo 5 para pacientes e outras 5 para acompanhantes. A casa oferece assistência social, através da qual os pacientes são orientados a buscar seus direitos e são acompanhados por profissional da área. Durante a permanência na casa, os pacientes recebem informações dadas por profissionais de saúde, manuais educacionais sobre sua doença e sobre o processo de tratamento pelo qual devem ser submetidos, assim podem participar ativamente do tratamento e da recuperação, a fim de garantir os melhores resultados. Os voluntários oferecem oficinas e contribuem com doações que são revertidas para os pacientes.
A AMEO também atua com projetos relacionados à educação, formação e divulgação de conhecimento. O projeto Educar para Doaroferece um programa para escolas com a finalidade de inserir o conceito de doação de sangue como um ato de cidadania. Por meio de estratégias de teatralização e pesquisas, a equipe da AMEO debate sobre a necessidade de obter doadores comprometidos com a doação de sangue e a falta sistemática de doadores nos nossos Hemocentros. O projeto Capacitar para Curar compreendeu o preparo de material didático (impresso e multimídia) para formação, aperfeiçoamento e treinamento de profissionais que trabalham em Casas de Apoio para o cuidado de pacientes antes, durante e após Transplante de Medula Óssea. O intuito foi formar multiplicadores que trabalham a educação e a instrumentação dos próprios pacientes e de seus familiares (cuidadores) para os cuidados necessários antes, durante e após o Transplante. O Projeto Capacitar para Curar teve as atividades administrativas finalizadas em 2017, mas os manuais produzidos ainda estão sendo divulgados e entregues para pacientes, até 2019 foram entregues 439 kits. Em 2020, a AMEO firmou uma parceria com a empresa Astellas Farma Brasil para uma nova tiragem e envio dos manuais.
A AMEO disponibiliza palestra gratuitas sobre a Doação de Medula Óssea e o Transplante. Nossos palestrantes vão até empresas, parceiros, escolas, igrejas para disseminar a informação e conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de medula óssea. O projeto Capacitação de Gerentes de Dados visa construir um banco de dados que reúna o registro de todos os procedimentos e seus resultados é importante para estabelecer parâmetros, comparar resultados, planejar os serviços e produzir estudos clínicos. Para auxiliar nessa tarefa a AMEO realizou formação, treinamento e acompanhamento de gerentes de dados dos Centros de Transplante de Medula Óssea para que eles possam alimentar corretamente essas informações no site "Mapa dos Transplantes".

E-COMMERCE SOCIAL- EM BREVE!