ACORDE - Instituto Devolver
Associação Acorde
A Associação Acorde foi fundada em 2001, a partir da mobilização de um grupo de moradores de bairros vizinhos ao Jardim Tomé que, incomodados com as políticas públicas insuficientes para o enfrentamento dos problemas que atingem as crianças e adolescentes, da região limítrofe entre Embu das Artes e Cotia, empenharam-se para reverter esse quadro social. A forma adotada por esse grupo para entender o contexto local, foi solicitar uma pesquisa junto a Consultoria Júnior Pública da Fundação Getúlio Vargas, que levantou demandas e estudou iniciativas com desafios semelhantes em outras regiões de São Paulo. Desde a sua fundação, a Acorde conta com mais de 14.000 atendimentos realizados em sua sede que possui 1.200 m2 de área construída em um terreno de 12.000 m2.

PROJETOS

Programa Brincarte
O Programa Brincarte atende diariamente crianças de 6 a 9 anos nos períodos da manhã e da tarde. O brincar é fundamental para o desenvolvimento humano, por isso, nossos educadores estimulam a curiosidade pelo aprender por meio de atividades lúdicas e ao livre, além das oficinas de Esporte, Culinária, Música, Educomunicação e Meio Ambiente - BioArte. Assim, o Brincarte trabalha a confiança por meio da criação de vínculos entre o educador e a criança em um espaço acolhedor e aparelhado que permite o desenvolvimento integral de várias competências.
Programa Cativarte
O Programa Cativarte atende diariamente crianças e adolescentes de 9 a 17 anos nos períodos da manhã e tarde e colabora com o processo de formação do indivíduo, a ampliação de repertório e o exercício da autonomia, preparando para as escolhas do futuro. Por meio de oficinas de Culinária, Ateliê, Teatro, Música, Educomunicação, Esporte, Taekwondo e Meio Ambiente – BioArte, nossos meninos e meninas colocam em prática a livre escolha ao participarem das atividades que mais despertam a sua curiosidade! No Cativarte, também temos o Grupo de Jovens, adolescentes (monitores) que em conjunto com os educadores têm suas competências desenvolvidas para sua atuação no mundo, muito além da Acorde.
Programa Centro Cultural Comunitário
Com oficinas abertas e eventos culturais, no período noturno, o Centro Cultural Comunitário, promove um espaço para o resgate da convivência comunitária e a troca de saberes. Assim, fortalecemos o vínculo comunitário entre as famílias e, desta forma, contribuimos para a construção coletiva em prol da melhoria das relações sociais. Acreditamos que ao proporcionarmos essa convivência, fortalecemos a comunidade e suas famílias para enfrentarem e administrarem os problemas que surgem no seu cotidiano.

E-COMMERCE SOCIAL- EM BREVE!