Aliança de Misericórdia


Aliança de Misericórdia atua para levar dignidade humana a todos os cantos do mundo. Assistindo principalmente à população em extrema vulnerabilidade, combatendo a fome, a miséria, a falta de abrigo e o desamparo, levando educação gratuita, acolhimento, assistência e profissionalização a todo o público atendido.

PROJETOS

A Aliança de Misericórdia é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) de natureza filantrópica, que nasceu no ano 2000, na cidade de São Paulo, com o objetivo inicial de atender a população em situação de rua do centro da cidade, prestando um serviço emergencial e básico, voltado à escuta espiritual e fornecimento de alimentação. Com o passar dos anos, tanto os fundadores, quanto os colaboradores e voluntários da época perceberam que a demanda era mais complexa e exigia mais esforços, assim como o público- alvo. Diante dessa realidade, aos poucos, a Aliança foi expandindo seus serviços e a cada ano criando novos projetos, que tivessem a capacidade de atendimento das demandas da população em extrema vulnerabilidade de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Ceará e Amazonas, alcançando 46 cidades.


As atividades e ações desenvolvidas têm finalidades assistenciais, socioeducativas, educacionais, esportivas e culturais, visando a formação integral da pessoa a nível humano, espiritual e social, e a promoção do homem como um todo, sem distinção de pessoas.

Presente em 34 cidades do Brasil, tendo sua maior atuação na capital de São Paulo, onde possui dez projetos já em execução, sendo:

  • Educacionais com os Centros de Educação Infantil voltados para educação de crianças de 0 a 5 anos localizados no bairro de Taipas e Campos Elísios;
  • Assistencial com o Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Básica no Domicílio, alcançando em torno de 1.213 famílias no ano de 2021,
  • O Núcleo de Convivência para Pessoas em Situação de Rua – Casa Restaura-me no Brás, atendendo mais de 530 pessoas a cada dia,
  • Os Centros para Crianças e Adolescentes, que atendem crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e 11 meses, localizados em Taipas e no Sitio Botuquara,
  • Quatro Casas Lares, que são voltadas para a acolhida de crianças e adolescentes de 0 a 17 anos, favorecendo o convívio familiar e comunitário, buscando fortalecer a autonomia dos adolescentes, com atendimento total a 40 crianças e adolescentes.
  • No interior de São Paulo os projetos são voltados às Casas de Triagem, Acolhida e Reinserção de adultos e idosos (homens e mulheres) em situação de rua e/ou drogadição, sendo em Piracicaba, São José dos Campos, Tremembé e Rio das Pedras, promovendo atividades de laborterapia, convivência e reinserção social.
  • A Cidade Rahamim localizada no Município de Salto em SP – com a proposta de ser uma cidade totalmente sustentável e de ofertar moradia a adultos (em fase de reinserção social ou não) e famílias em situação de extrema vulnerabilidade.

Os trabalhos são realizados com a ajuda de parcerias públicas e privadas, doações esporádicas, associados contribuintes e voluntários, e todos eles acontecem a partir desta atuação em rede, em que cada contribuição possibilita a transformação e o resgate de tantas vidas.