Lar Santo Antônio de Educação e Assistência Social – Instituto Devolver

Lar Santo Antônio de Educação e Assistência Social

Lar Santo Antônio de Educação e Assistência Social

A ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL – OSC: LAR SANTO ANTONIO DE EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Sem fins lucrativos, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), fundada em 22 de abril de 1981, pela Congregação das Irmãs da Caridade de Jesus, possui como missão atender crianças e adolescentes e suas famílias, em situação de vulnerabilidade e risco social, promovendo a proteção integral, o direito à vida, ao exercício da cidadania em condições de liberdade e dignidade.

Atualmente a OSC é mantenedora do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes – SAICA (0 a 18 anos incompletos) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV (06 a 15 anos), contribuindo assim, para a defesa dos direitos socioassistenciais dos usuários.

Neste contexto, a OSC visa oferecer possibilidades de dignidade aos usuáriosdos serviços, priorizando o respeito aos direitos humanos e o repudio à discriminação, sem preconceito de origem, raça, cor ou idade, contribuindo assim, para a redução da marginalização e das desigualdades sociais, colaborando com a igualdade de oportunidades, com o objetivo de tornar os usuários protagonistas de suas próprias histórias.

O SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES - SAICA LAR SANTO ANTONIO tem por objetivo acolher crianças e adolescentes cujas situações de riscos pessoal, social e familiar ocasionaram a violação dos seus direitos, dos quais, desta forma, trabalha nas intervenções de proteção e garantia, estabelecendo diretrizes metodológicas para que o serviço possa cumprir sua função protetiva e assim favorecer o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. É atribuído ao SAICA o caráter de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, cujos objetivos são prestar o acolhimento provisório e excepcional para crianças e adolescentes de ambos os sexos, inclusive com deficiência, sob medida de proteção (Art. 98 do ECA).

O SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VINCULOS – SCFV tem como instrumento atividades sócio-educativas de forma diversificada, permitindo que suas ações estejam intimamente ligadas à formação de caráter e conceitos, ao apoio à educação básica, mas principalmente ao fortalecimento de vínculos, incentivo à socialização e convivência comunitária, além de lhes proporcionar a proteção necessária aos riscos sociais. Para tanto os educadores são capacitados e comprometidos com os objetivos da instituição, mas, sobretudo com o bem estar e o desenvolvimento integral da criança e do adolescente. De modo a garantir aquisições progressivas e de acordo com o seu ciclo de vida, as atividades são realizadas em grupos e organizadas a partir de percursos, além disso, o trabalho é coordenado ao trabalho social com as famílias, como forma de prevenir os riscos sociais e fortalecer o vínculo familiar e comunitário.

O serviço anseia por uma melhoria das condições do desenvolvimento de cada criança e adolescente, pautado na defesa e afirmação dos direitos e na aquisição de capacidades e oportunidades que darão condições de enfrentamento das vulnerabilidades sociais, criando condições de troca de vivências e cultura; estimulando o sentimento de pertença e a percepção de sua própria identidade dentro da sociedade.

Em consonância aos eixos norteadores: Convivência Social, Direito de Ser e Participação, visamos à criação de oportunidade para formarem-se cidadãos protagonistas, capazes de transformar sua própria realidade e contribuir para o cumprimento legal no que se refere à garantia dos direitos e deveres da criança e do adolescente.

E-COMMERCE SOCIAL