Obra Social São Mateus
A ONG presta atendimento social às crianças, adolescentes e adultos, através da formação humana, profissional, cultural e política, visando a garantia de seus direitos e o resgate de sua cidadania.

Fundada em 09 de Setembro de 1964, nasceu da preocupação de um grupo da Comunidade de São Mateus com a população do bairro, que crescia gradativamente e desprovida de recursos mínimos necessários como: água, luz, saneamento básico, transporte e alimentação.

Além do atendimento social como o fornecimento de cestas básicas, medicamentos e encaminhamentos a recursos necessários, a Entidade foi responsável por vários movimentos visando melhorias de condições de vida no bairro, como água nas favelas, saneamento básico,asfalto nas ruas e transporte para locomoção aos locais de trabalho, que na década 60 e 70 concentravam-se na região central da cidade. Neste período foi bastante forte a articulação
com as famílias no sentido de trabalhos cooperados de geração e complemento de renda, através de hortas comunitárias, cursos de manicure, cabeleireiro, confeitaria e panificação.


A Entidade a partir de 1975 continuou sua luta por melhorias, porém, o bairro já tinha outra característica, várias ruas tinham sido asfaltadas, já existiam mais linhas de ônibus, ela então direciona seu atendimento às crianças e adolescentes com programas específicos a esta faixa etária, pois as mesmas ficavam maior parte do tempo ociosos ou em subempregos como vender limão no centro da cidade ou limpar pára-brisas de carro, ficando exposto à marginalização, tendo assim a ruptura de seus valores. Atualmente a Obra Social de São Mateus tem TREZE unidades de atendimento. Dispõe de várias parcerias, com setor público, privado, voluntários e doadores. Conta com uma diretoria executiva e um conselho fiscal não remunerado, com uma coordenação colegiada, que é formada pelo gerente de cada núcleo de atendimento.