Sociedade Santos Mártires-SAICA Casa Girassol ​
A Sociedade Santos Mártires é uma associação civil sem fins lucrativos que se especializou em abrigar as demandas da população do Jardim ngela e região que, na década de 80, não contava com políticas públicas adequadas para a comunidade. Nossa missão é “Ser uma chama de esperança na região do Jardim ngela, através de ações que valorizam a vida de crianças, jovens e adultos estimulando-os à prática da cidadania”.

Com o passar dos anos e através de lutas articuladas em espaços abertos no distrito, a Sociedade Santos Mártires passou a oferecer grande variedade de serviços para a população, militando no atendimento e na defesa de garantia de direitos em especial das crianças e adolescentes com o objetivo da promoção humana através de programas específicos que abrangem todas as faixas sem distinção de raça, cor, sexo, religião ou credo político.

Hoje atende a comunidade do Jardim Ângela e bairros vizinhos através de 19 projetos e serviços, realizando aproximadamente 4.500 atendimentos diretos e 16.000 atendimentos indiretos por mês em parceria com a municipalidade e parcerias diversas.

Dentre os vários serviços prestados pela entidade, está o SAICA (Serviço de Acolhimento Institucional para crianças e Adolescentes) Casa Girassol, que trata-se de um serviço de proteção social especial de alta complexidade, previsto no Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Tem a finalidade de oferecer acolhida a crianças e adolescentes com idade entre 0 e 17 anos e 11 meses, cujo os responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção, respeitando-se os princípios legais da brevidade e excepcionalidade.

Funciona como moradia transitória até que seja viabilizado o retorno à família de origem/extensa ou o encaminhamento para família substituta (procedimento realizado através da Vara da Infância e da Juventude). Funciona 24 horas por dia. Dentro do SAICA Casa Girassol, as crianças e adolescente brincam, se divertem, se alimentam e se desenvolvem, este serviço é responsável por olhar integralmente os mesmos, dando-lhes todo suporte em questões de saúde, educação e lazer.