instituições certificadas logo

A Associação Maria Helen Drexel – AMHD, fundada em 1973, é uma organização civil que acolhe bebês, crianças e adolescentes, cujos direitos básicos tenham sido violados ou ameaçados, proporcionando proteção, assistência, saúde e educação visando o seu desenvolvimento. Mantém atualmente mais de 50 crianças e adolescentes em 5 casas lares, oferecendo: 

  • Estrutura familiar com o acompanhamento 24 horas de duas cuidadoras residentes, educação formal e atividades extracurriculares; 
  • Acompanhamento da saúde física e emocional dos bebês acolhidos, contando com voluntários preparados para atividades de estímulo individual de crianças de 0 a 2 anos de idade; 
  • Atendimento psicopedagógico, terapêutico, educacional e toda a assistência necessária ao seu desenvolvimento, com atividades voltadas à manutenção dos laços familiares das crianças e das famílias biológicas. Este trabalho é realizado com o apoio de uma equipe de profissionais das áreas de pedagogia, serviço social, psicologia e comunicação, além de voluntários.

Cada lar tem sala, cozinha, banheiros, quartos separados para meninas e meninos, sala de estudos com computador e acesso à internet. A instituição possui ainda uma sede administrativa e um espaço de uso comum a todas as crianças chamado de Espaço Cultura e Lazer (ECL). No ECL, as crianças participam de atividades extracurriculares como: oficinas de informática, artes, música, cursos, reforço escolar, projeto livre Leve e Solto e outras. Todas ministradas por voluntários ou professores pagos com recursos oriundos de parceiros e voluntários. 

O objetivo da AMHD é ajudar as crianças e adolescentes a tornarem-se adultos bem formados e independentes, inseridos na sociedade e com chances reais de terem uma vida digna e mais feliz.