instituições certificadas logo

A Ação Moradia é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos que desde 1993 atua pelo desenvolvimento de vínculos comunitários, promovendo educação e cultura para famílias em situação de vulnerabilidade social localizadas na região do grande Morumbi em Uberlândia.

Atualmente, 234 crianças são atendidas diariamente e 440 adultos estão sendo qualificados para o mercado de trabalho através dos projetos e programas.

Projetos

Música em Ação: Projeto que busca o empoderamento social por meio do ensino musical e da democratização do acesso à cultura na periferia. São oferecidas oficinas de manuseio de instrumentos variados para crianças e adolescentes de 06 a 15 anos de idade. Em seus diversos formatos, as oficinas funcionam como fonte de inspiração e aprendizagem para a formação da nossa banda, a Banda Ação Moradia.

Som(os)afro!: Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Uberlândia, o projeto iniciou em 2018 com o objetivo de incentivar jovens da comunidade à (re)conhecerem a sonoridade afro-brasileira como instrumento de empoderamento, valorização da identidade negra e luta contra o racismo.

2E: Empreender e Empoderar: Com o apoio de organizações privadas, o Projeto 2E tem o objetivo de potencializar microempreendimentos no setor alimentar, a partir de dois requisitos: serem geridos por mulheres da região do Grande Morumbi e estarem em processo de maturação. 

Feira de Trocas Solidárias: A fim de fomentar e potencializar o Programa Comunidade em Ação, a Ação Moradia passou a organizar Feiras de Trocas Solidárias, para, assim, fazer circular as moedas sociais e aumentar o poder de compra da comunidade beneficiada. Há a oferta de alimentos, produtos de limpeza, roupas, móveis, brinquedos e eletrodomésticos doados.

Criança Feliz: Além do acolhimento dado à estas crianças, são realizadas atividades pedagógicas com a


 finalidade de contribuir com seu desenvolvimento integral; 

Comunidade em Ação: O programa alia duas demandas: combate à fome e miséria social e, de outro lado, a necessidade de mão de obra dentro da Instituição. Dessa forma, pessoas da própria comunidade voluntariam-se na Instituição, durante 12 horas semanais, nas mais diversas atividades. Os voluntários recebem uma cesta básica mensal e moedas sociais, a serem gastas nas Feiras de Trocas Solidárias. 

Centro de Formação e Fortalecimento de Vínculos: Com o objetivo de promover a convivência e fortalecimento de vínculos com crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, o Centro de Formação Infantil possibilita atividades sócio educativas no contraturno escolar, como a musicalização, artes cênicas e visuais, dança, informática, teatro, culinária, artes marciais e etc. 

Capacitação e Motivação para Instrutores: Tem como objetivo capacitar e motivar os instrutores do Centro de Formação Infantil, no que se refere ao desenvolvimento de competências e desenvolturas necessárias para transmitir os conhecimentos de forma eficaz. 

Promoção a Integração ao Mundo do Trabalho: Promove a integração de jovens e adultos ao mundo do trabalho, os cursos ocorrem de segunda à sexta-feira, nas mais diversas áreas de atuação: estética e beleza, artesanato, culinária, informática, horta orgânica e muitas outras, atendendo centenas de jovens e adultos da comunidade.