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Criada em 2017, por um grupo de mães e profissionais, o Instituto Pipa a Voar promove acompanhamento educacional em pequenos grupos de crianças e jovens com deficiência intelectual ou dificuldades no processo de escolarização, com o objetivo de promover seu desenvolvimento físico, intelectual e emocional.

Projetos

        • Oficinas lúdicas de aprendizagem e expressão: Em um ambiente estimulador, a ação visa apoiar a criança em seu conhecimento do mundo, facilitando a aquisição dos conceitos apropriados a sua idade. As atividades são preparadas para que tenha sucesso gradativo, sinta-se estimulada e acredite na possibilidade de aprender. Incluem-se atividades de leitura e escrita, expressão oral, expressão plástica e artesanato, cálculo e desafios, canto e ritmo, expressão corporal, jogos e brincadeiras; 
        • Pipinha: Focado em crianças de 2 a 6 anos, as atividades de desenvolvimento são realizadas por meio de atividades lúdicas e prazerosas, buscando a parceria da família ou responsáveis pela criança subsidiando sua ação para integrar as ações educativas realizadas nas oficinas e na família, de modo a potencializar as possibilidades de desenvolvimento nas áreas cognitiva, comunicacional e motora. 
        • Encontro com o Jovens: Criado na Pipa para se constituir como um espaço de escuta dos jovens com deficiência, descobrindo suas demandas e organizando vivências para aprofundamento dos temas. Pretende criar estratégias de ensino integradas ao tema desenvolvido nos eventos e passeios e promover a organização coletiva e visitas a locais que os interessem, no mercado de trabalho ou locais de lazer. As atividades realizadas em grupo buscam a prospecção dos interesses e dos talentos, para posterior encaminhamento a cursos específicos ou apoio na busca de atuação profissional; 
        • Avaliação de Desenvolvimento Psíquico: A avaliação psíquica deve ser entendida como a avaliação das funções e possíveis alterações da vontade, da atenção, da memória, da linguagem, do pensamento lógico, bem como da expressão das emoções e sentimentos, indicando a capacidade alterada ou insuficiente de desenvolvimento de cada uma delas. Essa investigação busca compreender a integração e harmonia da personalidade, abrangendo sobretudo os processos positivos e potenciadores do desenvolvimento.