O Pequeno Nazareno – Instituto Devolver
Associação Beneficente -O Pequeno Nazareno​
Somos uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos, fundada em 1993, referência nacional no atendimento a crianças e adolescentes em situação de rua, suas famílias e comunidades, em Fortaleza, Recife e Manaus. Buscamos dignidade e justiça para a infância, sensibilizando a sociedade contra toda forma de preconceito e discriminação e incidindo para que o poder público elabore e efetive políticas que atendam com eficácia as necessidades desta população.

Missão:Acolher crianças e adolescentes em situação de moradia nas ruas, contribuir na construção dos seus projetos de vida, reatando o vínculo familiar e comunitário, buscando a garantia dos direitos fundamentais, e a inclusão social das famílias, visando uma sociedade justa e solidária.

Visão:Desenvolver um trabalho de excelência na inclusão social de crianças e adolescentes em situação de moradia nas ruas e de suas respectivas famílias.

Valores: Os valores desta organização são norteados a luz dos princípios universais, tais como: responsabilidade, solidariedade, ética, integridade, autonomia e participação social.

ÁREA DE ATUAÇÃO

  • Acolhimento Institucional;
  • Assistência Social;
  • Atenção à Família;
  • Comunicação;
  • Cultura e Artes;
  • Defesa de Direitos;
  • Desenvolvimento comunitário;
  • Educação;
  • Empreendedorismo / Geração de Emprego e Renda;
  • Formação para o trabalho;
  • Medidas Socioeducativas;
  • Meio Ambiente;
  • Proteção à Infância.

EIXOS DE ATENDIMENTO

  • Abordagem Social “Criança não é de Rua” Por meio da abordagem de rua nas sinaleiras de Manaus, busca ativa, visitas domiciliares, encaminhamentos para a rede de atendimento. Contribui com a promoção do direito a proteção social especial, buscando alternativas de alteração a situação de rua, prevenindo a exploração do trabalho infantil e a desconstrução da cultura da esmola, visando despertar crianças e adolescentes de Manaus o desejo de construir novos projetos para sua vida.
  • Acolhimento Institucional O Pequeno Nazareno – Casa Lar Nesse eixo promove-se a proteção especial em tempo integral; garantia do acesso aos direitos básicos; conhecer as necessidades específicas, facilitação da convivência, intermediar e superar os conflitos e educar para a vida; e construir projeto de vida para ressignificação dos traumas vivenciados na rua e na família, valorizando o respeito à vida, autonomia, cidadania e à convivência familiar e comunitária.
  • Atendimento às Famílias O programa de atenção às famílias pode ser definido como um conjunto de estratégias e ferramentas metodológicas executadas por uma equipe multidisciplinar, limitadas pelo tempo de intervenção e pelo contexto histórico, social, econômico e cultural em que está inserido o público-alvo, orientadas a conhecer, fortalecer, reintegrar, apoiar e empoderar indivíduos e famílias. Objetivo: Apoiar a restituição de direitos fundamentais com ênfase no direito à convivência familiar e comunitária, de família com crianças e adolescentes em situação de rua e/ou acolhidos pela organização.
  • Profissionalização-PROJETO GENTE GRANDE (PGG)é um serviço que visa proporcionar conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuam para o processo de aprendizagem através de ciclos contínuos a 200 adolescentes, buscando prepará-los para os processos de entrevistas com vistas ao primeiro emprego, com atendimento semanal diurno. Tais narrativas nos mostram as peculiaridades de nosso público alvo, que em sua grande maioria são crianças e adolescentes em situação de rua, envolvendo múltiplos processos de identidade e pertencimento, entretanto, são sujeitos em desenvolvimento, dotados de inúmeras habilidades e potencialidades que por estarem em situação de rua, são inviabilizados. Assim, o projeto Fortalecendo as ações do Pequeno Nazareno! Faz-se necessário para manutenção das atividades executadas por meio do eixo - Educação Profissional “Projeto Gente Grande”, adaptando e equipando suas estruturas operacionais e de recursos humanos, como alternativa de empoderamento do projeto ofertado a 200 adolescentes em situação de vulnerabilidade social, residentes na comunidade Colônia Antônio Aleixo, atendidos pela Associação Beneficente O Pequeno Nazareno.
  • Profissionalização- PROJETO GENTE GRANDE SEMENTES INTERIORES (PGGSI) nasceu com a proposta de proporcionar aos adolescentes e jovens dos municípios de Manacapuru, Atalaia do Norte e Boa Vista do Ramos do Estado do Amazonas, o conhecimento e habilidades e atitudes que contribuam para o processo de aprendizagem através de ciclos contínuos, buscando prepará-los para a inserção no Programa Jovem Aprendiz. O Projeto Gente Grande é uma tecnologia social altamente replicável, um dos projetos de maior relevância do Pequeno Nazareno, criado em 2016 que contribui para a saída das ruas de adolescentes e jovens em situação de exploração do trabalho infantil e vulnerabilidade social, por meio da preparação e encaminhamento ao mundo do trabalho na condição de Jovem Aprendiz como forma de prover a proteção integral desses indivíduos e garantir-lhes uma vida livre de situações de violação de direitos e a erradicação do trabalho infantil.
  • Profissionalização-PROJETO GENTE GRANDE SOCIOEDUCATIVOo projeto tem objetivo estimular a capacidades dos jovens por meio da cidadania, convivência e formação, além de possibilitar a entrada no mercado de trabalho. O projeto é disponibilizado em três espaços dirigidos pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (SEJUSC). Os locais são; Centro Socioeducativo Senador Raimundo Parente, Centro Socioeducativo Assistente Social Dagmar Feitosa e Centro Socioeducativo de Internação Feminina. As atividades seguem um cronograma de quatro aulas por semana. Ao todo, participam 24 jovens dos centros administrados pela Sejusc. Eles possuem de 13 a 18 anos, sendo 18 meninas e seis meninos. As atividades são ofertadas em quatro ciclos, sendo um por mês, abordando temas de Desenvolvimento Social, Pedagógico, Pessoal e Tecnológico. Dentro de cada área, os alunos exercitam uma série de habilidades como escrita, leitura, interpretação de texto, raciocínio lógico, ética, valores, protagonismo juvenil, empreendedorismo, liderança e marketing pessoal. Além disso, na área profissional, os jovens aprendem conceitos administrativos, lei de aprendizagem, noções básicas de informática, entre outros.
  • CURSOS LIVRES EM ARTES NA COMUNIDADE (CLAC)tem como parceiro a MANAUSCULT, e tem o objetivo de promover a produção de conhecimentos e a criação artística através da realização de cursos livres em artes que terão como público alvo crianças e jovens entre 10 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social e econômica, visando estimular o desenvolvimento integral destas crianças e jovens por meio da arte, nas suas diversas modalidades. A proposta a ser apreciada, busca o fortalecimento e empoderamento dos eixos já executados por esta organização, no atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e econômica, e em especial aqueles em situação de rua, em regime de mútua cooperação para a gestão administrativa, econômica e financeira do projeto “Cursos Livres em Artes na Comunidade” - ManausCult. Os curso ofertados são: Teatro, Fotografia Digital, Dança, Desenho, Técnicas Circenses, Balé Clássico e Canto.

E-COMMERCE SOCIAL