Etapas do Desenvolvimento da Leitura – Instituto Devolver

Etapas do Desenvolvimento da Leitura

Sabemos que a leitura é importante pois é através dela que transformamos a sociedade em que vivemos, ou seja, onde estamos inseridos. Mas para que o acesso ao livro e o interesse pela leitura se cruzem é preciso dispor de uma situação em que se reconheça a leitura como condição indispensável ao desenvolvimento social e à realização individual.

Despretensiosamente, o hábito da leitura se forma antes mesmo do saber ler, e seus impactos já são notados mesmo na fase intrauterina. É ouvindo histórias que se treina a relação com o mundo e se adquire uma postura criativa e reflexiva da vida.

Desenvolver o hábito e o gosto pela leitura nas primeiras fases da infância influenciam as crianças de maneira positiva no desenvolvimento social, emocional e cognitivo. Para isso é importante e necessário o incentivo de um adulto e da escola, onde a leitura seja um mecanismo de lazer e cultura, chamando atenção da criança de forma prazerosa. O hábito de ler deve ser estimulado na infância para que as crianças aprendam desde pequenos que ler é algo importante, divertido e dinâmico.

Segundo Costa (2005), o hábito pela leitura é um processo constante que começa muito cedo, em casa, aperfeiçoando-se na escola e que continuará pela vida inteira. Para isso ser possível é necessário envolver os dois componentes da leitura: decodificação e compreensão. 

Decodificação, pedagogicamente, é um processo de reconhecimento das letras que permite transformar os signos ortográficos das palavras escritas em linguagem. Já a compreensão é o processo em que as palavras, sentenças ou texto são interpretados.

Vale ressaltar que as crianças desenvolvem a leitura em três estágios:

 

  • Estágio Logográfico: reconhecimento estritamente visual.

  • Estágio Alfabético: acesso ao léxico mental, memória de trabalho e consciência fonológica.

  • Estágio Ortográfico: uso da rota lexical e análise das palavras em unidades ortográficas. (Frith, 1985)

Incentivar esse hábito pode parecer uma tarefa simples, mas na prática tem os seus desafios iniciais que aos poucos vão se transformando em um momento de alegria e diversão.  Para tornar esse processo mais fácil e ajudar as crianças a ler, é importante tentar seguir alguns passos:

1- Leia para a criança – É necessário ler diariamente, aumentando gradualmente  o tempo de leitura de alguns minutos para os recém nascidos, até 20 minutos para crianças de 4 a 5 anos, e até meia hora para as mais velhas (excepcionais ou não) que ainda não tenham domínio da leitura. Pode-se estabelecer um horário alternando um dia de leitura, outro dia para contar histórias nos momentos que sejam convenientes, antes de dormir ou em alguma viagem longa, por exemplo, o importante é tornar a leitura agradável e educativa.

2-  Permita que a criança leia – A sequência começa por aprender a virar página,  “ler” por visualização das figuras e ler o texto. Elogie cada progresso e atitude, inclusive quando, sem saber ler, a criança faz de conta que está lendo, estimule cada tentativa e interesse pela leitura.

3-  Crie um ambiente de leitura – Organize um espaço para a criança ter a sua própria biblioteca, a leve para a hora do conto ou da história na biblioteca pública ou escolar, encoraje-a a escolher e retirar livros para ler em casa, se possível, assine revistas infantis ou peça para a bibliotecária tê-los à disposição das crianças quando estiver frequentando a escola.

4- Descubra seus gostos – Saber quais são os interesses da criança também é de grande importância nas etapas da leitura, para escolher o melhor material a ser utilizado, dando ênfase na discussão do texto e da ilustração (se for o caso), evitando fazer perguntas de certo ou errado. Outro ponto importante é aceitar os pensamentos e proposições da criança enquanto estiver fazendo a leitura.

O essencial é ler, ler, ler muito para as crianças, mas sem pressioná-las, com o objetivo de conhecer a amplitude da criança e não de ir além dela!

Fontes:

SOUZA, Tatiana Noronha, Organização do Trabalho Pedagógico da Educação Infantil.

Ação Educacional Claretiano,2012 – Batatais SP

YUNES, Eliana, A leitura e o despertar do prazer de ler.

Revista da Fundação Nacional do livro infantil e Juvenil.

São Paulo, 24 de setembro de 2020.

Patrícia Alves 

Coordenadora do Programa Jovem Aprendiz Social do Instituto Devolver.

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