ABCD Nossa Casa – Instituto Devolver
ABCD Nossa Casa​
ABCD Nossa Casa foi fundada em 08 de abril de 2000, é uma sociedade sem fins lucrativos com objetivo de amparar, proteger e educar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. São 22 ANOS de atendimento a crianças e adolescentes que se transformaram em jovens talentosos e inovadores, constituíram família e acreditaram nos seus sonhos. Nosso propósito é: Semear Sonhos Para Transformar o Amanhã, faz por meio da Comunicação/Expressão, Raciocínio Logico, Inclusão Digital, observando nossos quatro pilares: Educação/Cultura/Esporte/Social. Nesses projetos desenvolvemos habilidades que possibilitam a integração das crianças e adolescentes à sociedade.

  • MISSÃO: Semear sonhos para transformar o amanhã de crianças, adolescentes e famílias que estejam em vulnerabilidade social, contribuindo no desenvolvimento humano, formando cidadãos, éticos, talentosos e inovadores.
  • VALORES: Ética, Transparência, Inclusão, Respeito, Integridade, Cooperação.
  • VISÃO: Ser referência na integração de crianças e jovens na sociedade, desenvolvendo habilidades, por meio de atividades, sempre tendo como pilar a EDUCAÇÃO.

PROJETOS

  • PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: Incentivar a criança e adolescente ao raciocínio lógico, aprimorar habilidades de comunicação, através de desafios da vida cotidiana. Contribuir e estimular em atividades escolares, buscando melhor desenvolvimento, fortalecendo a convivência em grupo e a busca pelo seu sonho.
  • INCLUSÃO DIGITAL: Capacitar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, com a utilização de ferramentas da informática na educação, ampliando e diversificando a aprendizagem. Assim, terão maiores oportunidades de igualdade para a vida, para inserção no mercado de trabalho e transformação do futuro.
  • ARTESANATO:Beneficia no desenvolvimento da criança motor e psicológico, na concentração, disciplina e criatividade. Nas questões sociais, a importância do artesanato sustentável, onde são reaproveitados plástico, vidros e outros, propiciando a valorização pessoal e a confiança em si próprios, realizando tarefas que os tornem reconhecidos pelos outros.
  • CAPOEIRA: Aprimorar diversas condutas psicomotoras, destacando coordenação motora geral, lateralidade, organização de espaço-temporal. Assim como, desenvolver a resistência, flexibilidade, agilidade, destreza, expressão corporal, resgatando a autoestima, a ajuda na mudança comportamental, respeitando as diferenças.
  • KARATÊ: Instruir crianças e adolescentes sobre a cultura, a ideologia e a prática das artes marciais como um estilo de vida. Eles não sentirão a necessidade de ver a prática como um estímulo à violência, mas sim ao contrário. Resolverão questões, tanto da arte quanto da vida, com tudo o que aprenderam quanto à disciplina e a meditação. ​
  • DANÇA: Ajudar a descobrir os limites, desenvolvendo a capacidade de criatividade, o estímulo e a descoberta do próprio corpo. Contribui para a formação e o desenvolvimento da autonomia, sensibilidade, dicção, memorização. Improvisa a experiência de vida, ampliando o universo cultural, preparando-os para as atividades profissionais e exercício da cidadania. ​
  • ORQUESTRA: Leva o aluno a disciplina, respeito, solidariedade, integração social, desenvolvimento da capacidade e do raciocínio, levando-os ao universo musical e conhecimento de cada instrumento, a hierarquia da batuta do maestro. A nossa orquestra, GerAção Azul, faz parte da “Inclusão Cultural” da Fundação Bachiana Filarmônica do maestro João Carlos Martins.
  • HORTA: Estimula o consumo saudável de alimentos e integra diversos tipos de recursos de aprendizagem. Gera fonte de estudo, observação, exigindo reflexão diária, por parte dos educadores e educandos. Há economia na ABCD, com os produtos vindos diretamente da horta, que são livres de agrotóxicos, tornando-os refeições mais saudáveis.
  • PALESTRAS COM AS FAMÍLIAS: Discutir e apresentar o significado de resiliência humana, estimular e fortalecer a capacidade de lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos e resistir à pressão de situações adversas. Identificar interesse, capacidade e potencial de empregabilidade, além de outras possibilidades aos participantes.
  • MELHOR AMIGO – APADRINHAMENTO: Inclusão social para realização do sonho de cada criança e adolescente da ABCD. Entendendo que o vínculo socioafetivo e o investimento material, proporcionarão oportunidades de quebrarem a vulnerabilidade social. O projeto prevê 3 tipos de amigos, para crianças a partir de 6 anos: Melhor Amigo, Melhor Provedor e Melhor Especialista
  • MEU CAMINHO: Resgatar a autoestima, a confiança, por meio da produção e elaboração de um álbum individual com fotos, figuras, desenhos, decalques e escritas, para crianças e adolescentes, onde colocam sua história, seus sonhos e como fazer para conseguirem realizar, garantindo à criança/adolescente, um registro de sua própria história.
  • PASSAGEM PARA O FUTURO: Fortalecer vivências pautadas em si e no respeito ao convívio com os demais. Estimular o interesse por atividades e tarefas domésticas de maneira lúdica e educacional. Potencializar interesses e habilidades manifestados durante o período de acolhimento no SAICA e conhecer a dinâmica do projeto República Jovem.

E-COMMERCE SOCIAL