instituições certificadas logo

A Associação Aquarela é uma organização filantrópica sem fins lucrativos, fundada em 1996, que atende crianças de 05 a 12 anos no período em que não estão na escola, com o propósito de prestar serviços de educação não formal. Está situada na Comunidade Vila Nova Jaguaré, na Zona Oeste de São Paulo e têm como missão contribuir para a formação de crianças e adolescentes como sujeitos que exerçam a cidadania de forma plena, reflexiva e consciente de seus direitos e deveres. 

A Associação Aquarela propõe um trabalho socioeducativo baseado na PNAS (Política Nacional de Assistência Social) que visa o exercício da convivência social e participação na vida pública, a promoção de potencialidades pessoais e sociais, intelectuais e produtivas de acordo com o perfil de cada um. Enquadramo-nos nos serviços de Assistência Social, Proteção Social Básica e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Projetos

  • Colorindo a Vizinhança: Projeto de intervenções urbanas com foco no entorno da sede da Associação Aquarela. Através do desenvolvimento de ações socioeducativas, artísticas e culturais em lugares públicos, o projeto de intervenções urbanas tem por objetivo estimular nas crianças, em suas famílias e nas pessoas da comunidade, o espírito de cidadania e de pertencimento ao local onde vivem, encorajando o trabalho em grupo em prol da comunidade e seu bem comum.
  • Socioeducativos: As ações socioeducativas são um processo de aprendizagem permanente. Recorrem de experiências de vida e partem do que é significativo para a criança. Por meio do trabalho contínuo de comparação, aproximação e pesquisa, as oportunidades pedagógicas contribuem para o desenvolvimento da autonomia, autoconfiança, formação para a cidadania, capacidade para o trabalho e organização comunitária. Favorece aprendizagens de conteúdos escolares ainda que não sejamos uma instituição de ensino formal. Essas aprendizagens referem-se ao conhecimento matemático relacionado ao pensamento lógico-matemático e à linguagem verbal (leitura e escrita com coerência), além das áreas de conhecimento. 
  • Artísticos:
    • Visuais: A proposta em artes visuais tem por finalidade favorecer o desenvolvimento do indivíduo por meio das próprias atividades e experiências vivenciadas pelas crianças em seus diferentes grupos sociais.
    • Cênicas: O objetivo é promover por meio da experiência estética o aprofundamento acerca da linguagem teatral, gerando espaço para investigação e atuação cênica, seja nas formas tradicionais ou contemporâneas.
    • Musicalização: A musicalização surgiu de uma parceria com o Projeto Palco em 2017 e hoje incorpora o corpo de atividades oferecidas pela Aquarela. Por meio dos sons, dos instrumentos, do canto e do ritmo, são desenvolvidos a psicomotricidade, a escuta crítica e o respeito.