instituições certificadas logo

A Associação União da Juta é uma organização sem fins lucrativos, localizada na região de Sapopemba, zona Leste de São Paulo. A organização nasceu no ano de 1992, com a missão de construir 160 unidades habitacionais na Fazenda da Juta, sob o regime de mutirão e autogestão em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano.

Com o término da construção, havia moradia, mas faltavam creches, escolas, postos de saúde, segurança, equipamentos públicos que garantisse o mínimo de qualidade de vida.

Diante dessas necessidades a Associação redefiniu a sua missão, que passou a ser: Promover o desenvolvimento da autonomia, o exercício da cidadania e a melhor qualidade de vida para crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e seus familiares, independente de classe social, nacionalidade, sexo, gênero, raça, cor ou crença religiosa, por meio do atendimento educacional, socioassistencial, cultural e profissionalizante.

Durante a construção das moradias em mutirão, mulheres chefes de família não tinham onde deixar seus filhos e os levavam para a obra. Isso levou à necessidade de uma creche. Após negociações com a Secretaria da Família e Bem-estar Social, um convênio foi assinado em setembro de 1995, iniciando o atendimento integral a 60 crianças de 1 a 5 anos. Em 1996, a creche associou-se à Secretaria Municipal de Educação e hoje atende em período integral 130 crianças de 1 a 4 anos.

Em 2000, a Organização estabeleceu um convênio com a Comunidade Solidária para começar a atender jovens de 15 a 18 anos em Panificação e Confeitaria. O projeto continuou através de um convênio com a Secretaria de Assistência Social, atualmente conhecido como CEDESP. O CEDESP presta serviços a 120 adolescentes e adultos de 15 a quase 60 anos.

Além do CEDESP, a instituição se associou ao Instituto Coca-Cola no projeto Coletivo Coca-Cola, que capacita jovens para o primeiro emprego. A cada dois meses, 120 jovens são atendidos com cursos preparatórios. Em 2001, um novo serviço em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social foi iniciado, atendendo atualmente 450 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos em três núcleos:

  • CCA Sonho Jovem (180 crianças e adolescentes);
  • CCA Semeando Esperança (120 crianças e adolescentes);
  • CCA Margarida e Marielle (120 crianças e adolescentes);