instituições certificadas logo

A Fundação Dona Paulina de Souza Queiroz foi fundada há 82 anos. Após 40 anos inativa, retoma suas atividades em 2020, atendendo pessoas com deficiência intelectual e autismo em processo de envelhecimento, por meio do Projeto Piloto VIVA D+. A partir de agosto de 2021, a Fundação passou a dar atendimento direto às pessoas com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista (TEA).

Objetivos e Projetos

        • Objetivo Geral do Projeto: Promover o aumento da qualidade de vida através de um espaço de convivência efetivamente inclusivo e o desenvolvimento humano, favorecendo as relações pessoais, diminuindo o impacto da segregação e o preconceito das pessoas estimulando a socialização e o relacionamento pessoal em atividades cotidianas, tais como trabalho, atividades esportivas, lazer, cultura e outras. 

        • Objetivos específicos:
          • Espaço de convivência efetivamente inclusivo; Promoção de ações de atividades físicas acessíveis; 
          • Promoção de ações que favoreçam a divulgação da cultura acessível, focando a quebra de preconceitos; 
          • Estimulando projetos que contribuam para um mundo mais humano, respeitando a diversidade inerente. Priorizando as pessoas que estão em processo de envelhecimento: 
          • Combatendo a segregação dessas pessoas; Incentivando pesquisas que possam promover maior qualidade de vida; 
          • Elevando o sentimento de pertencimento social. 

        • Núcleo Empregabilidade: Tem como objetivo desenvolver um programa de ações estratégicas para a promoção da empregabilidade das pessoas com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista que estão com dificuldade para ingressar no mercado de trabalho e que não tiveram ainda a oportunidade de se capacitar profissionalmente. 

        • Núcleo Envelhecimento: Combater a segregação das pessoas que se encontram em processo de envelhecimento, elevando o sentimento de pertencimento social e incentivar pesquisas que possam promover a melhor qualidade de vida. Tudo em espaço com acessibilidade em ambiente com amplos jardins arborizados, gazebo, quadra poliesportiva coberta, sala de informática, sala de estimulação cognitiva, ateliê, biblioteca, auditório para 60 pessoas e muito mais.