instituições certificadas logo

A Obra Social São Luís é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua na cidade de Lorena, na região do Vale do Paraíba interior paulista, oferecendo atendimento sociopedagógico e formação profissional. O público atendido contempla crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias.

Fundada em 19 de março de 1902, a Obra Social São Luís foi criada com base no Sistema Preventivo do santo fundador da Congregação dos Salesianos, Dom Bosco. O trabalho se concentra no atendimento as crianças, adolescentes, jovens e adultos da cidade, em situação de vulnerabilidade social. Hoje, realiza aproximadamente 390 atendimentos diários, no contra turno escolar e totalmente gratuitos, nos três serviços e 5 projetos que a instituição mantém: o SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), o CEDESP (Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo) e o PAIF (Programa de Atendimento Integral à Família).

Projetos

        • SCFV: O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um espaço destinado a convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, que por meio de atividades lúdicas, artísticas, esportivas e de formação humana, busca oferecer proteção social à criança e ao adolescente de 6 a 17 anos e 11 meses, desenvolvendo suas potencialidades, bem como favorecendo aquisições para a conquista da autonomia, protagonismo e cidadania. O Projeto é composto por três programas: PROVIM (Programa Vida Melhor) – crianças de 06 a 10 anos, ADOLESCER – pré-adolescentes de 11 a 14 anos e ESPAÇO JOVEM – adolescentes de 15 a 17 anos e 11 meses.
        • CEDESP: Os cursos de qualificação profissional, aliados às oficinas de mundo do trabalho e formação humana, buscam estimular a autonomia e desenvolver o protagonismo, o diálogo e o fortalecimento de vínculos sociais e familiares, através das experiências e ações de um projeto que orienta a trajetória de cada ser humano na vida pessoal e profissional, via inserção de projeto de vida e ao mercado de trabalho: CEDESP (Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo) – Jovens e Adultos de 18 a 59 anos.; 
        • PAIF: O Programa de Atendimento Integral à Família oferece espaço destinado a convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários voltado as famílias. Por meio de oficinas diversas como costura criativa, empreendedorismo, comunicação, rodas de conversa, esporte e dança, busca-se restabelecer o autoconhecimento e o restabelecimento dos vínculos. O Projeto é composto por um programa: BÚSSOLA – Jovens, Adultos e Idosos de 18 a 80 anos.